Tipos de amostragem para inventário florestal

Os diferentes tipos de amostragem para inventário florestal podem ser determinantes na precisão do resultado.

 

Isso porque, com base na área a ser avaliada, é proposto um processo de amostragem ideal, que será significativamente mais viável para aquela determinada situação.

 

Por isso, é interessante conhecer os tipos que existem e como isso irá definir outras partes do processo de inventário, como o método escolhido e os equipamentos que deverão ser utilizados.

 

Para te ajudar a entender melhor essas diferenças, nós preparamos esse guia. Ele traz as informações que precisa para conhecer os tipos de amostragem e determinar a ação ideal em cada uma delas.

 

Confira!

 

Diferenças entre os tipos de amostragem

Basicamente, existem dois tipos de amostragem, que também são chamados de métodos. No caso, a diferença entre eles se dá pela área onde a amostra será obtida.

 

Considerar essa característica é essencial para desenvolver a ação do inventário, indo desde a captação de amostras para análise, até a resolução dos dados obtidos.

 

Vale a pena entender melhor a diferença entre esses dois tipos de amostragem e como elas se diferenciam de maneira prática. Confira!

 

Amostragem de área fixa

A amostragem de área fixa é um tipo frequente e eficaz para os inventários florestais. Ela consiste em, basicamente, fazer uma análise micro do ambiente e, depois, extrapolá-la para a área maior, o hectare.

 

Para tanto, é avaliado um espaço proporcional, de área que pode ser quadrada, retangular, circular ou em conglomerado.

 

Esse método de amostragem tem como base o “Fator de Proporcionalidade”, que segue a premissa de avaliar uma área menor e, depois, aumentá-la na quantidade de vezes ideal.

 

A amostragem de área fixa é mais simples de ser realizada, o que a torna ideal para inventários em florestas nativas ou plantadas. Além disso, ela também facilita a obtenção dos indicadores de unidade amostral medida.

 

Em compensação, é um procedimento que gera maior custo na instalação das unidades amostrais.

 

Amostragem de área variável

A amostragem de área variável, como o próprio nome diz, consiste em analisar uma área não pré-determinada. Por isso, ela é um pouco mais complexa que a alternativa da área fixa.

 

Apesar de oferecer resultados mais rápidos, nessa, para que se obtenha as medidas com precisão, é necessário recorrer a métodos ideais. Os mais comuns são:

 

- Método de Bittelich: consiste em avaliar a unidade amostral a partir de um giro de 360º a partir do ponto de referência. Esse método oferece o resultado rápido da área basal, sendo indicado tanto para florestas plantadas, já que não disponibiliza dados muito detalhados;

 

- Método de Strand: nesse, a obtenção da unidade amostral é obtida a partir de uma linha de comprimento que é determinada dentro da floresta. Ele também oferece resultados rápidos e é uma alternativa para levantamentos sobre regeneração natural. Sua principal vantagem é a rapidez da operação;

 

- Método de Prodan: o último método de amostragem é o Prodan. Ele é feito a partir da medição das 5 árvores mais próximas do ponto amostral, juntamente com a sexta árvore, que serve como parâmetro marginal. A partir da análise desse raio, é determinado o resultado. Esse é o método ideal para análises em florestas plantadas.

 

Qual dos tipos de amostragem é o melhor?

Não é possível determinar qual dos tipos de amostragem é melhor, já que ambos oferecem bons resultados para a avaliação.

 

A questão é a necessidade da análise e, como explicado, a área em que será feita. Isso quer dizer que, caso tente usar os métodos característicos das áreas fixas em espaços variáveis, os resultados obtidos podem não ser tão eficazes. O mesmo, é claro, vale para o contrário.

 

Por isso, a determinação de qual deles é o melhor, vai de acordo com o local onde essa amostragem será obtida. Assim, o método escolhido deverá proporcionar um entendimento mais assertivo.

 

Como otimizar o processo de amostragem?

Existem diversas maneiras de otimizar o processo de amostragem para a realização de um inventário florestal que ofereça resultados precisos.

 

Porém, um dos mais importantes consiste em ter equipamentos adequados para tal ação. E, nesse sentido, a Brasil Florestal pode ajudar você.

 

Aqui nós temos os melhores e mais essenciais aparelhos e equipamentos que tornam a prática da amostragem e do inventário, em si, ainda mais eficientes.

 

Isso porque, aqui você tem a oportunidade de alugar os mais modernos aparelhos, algo que, até então, era praticamente impossível.

 

Com a alternativa do aluguel de equipamentos, não é necessário fazer investimentos em compras. Isso permite que o dinheiro seja revertido para outras áreas do trabalho, de modo que o seu inventário florestal seja ainda mais completo.

 

Acesse agora mesmo o site da Brasil Florestal e veja os equipamentos que temos para te oferecer.

 

Com valores acessíveis, você poderá ter a técnica de amostragem mais eficiente e, assim, ter os resultados com alto nível de precisão.

Entre em Contato

Envie Sua Mensagem

Entre em contato com nossa empresa através do formulário abaixo.

Obrigado! Seu e-mail foi enviado com sucesso!

Tel. (47) 99187-1887

contato@brasilflorestal.com

x

Em que posso ajudar?

Digite sua mensagem aqui.